top of page

Artista visual Rafael Naufel realiza exposição na cidade de Belém


Foto: Emerson Silva

O artista visual Rafael Naufel abre uma novo exposição na Galeria do Centro Cultural do Branco da Amazônia na cidade de Belém (Pará). Com patrocínio do Banco da Amazônia e curadoria de Vone Petson a exposição traz instrumentos/esculturas fabricados com a técnica da assemblage: unindo partes de instrumentos musicais, com outros objetos advindos do lixo."Tenho contato com catadoras de recicláveis da cidade, além de ir sempre a ferros-velhos à procura de materiais e de ganhar doações de amigos que sabem que eu trabalho com o tema", esclarece. Cada escultura possui uma sonoridade própria. Como afirma o artista: "Minha proposta tem como intuito desenvolver instrumentos musicais elétricos, como violões e guitarras, que sejam de baixo custo e auto impacto visual" Com a sua arte, Naufel deseja dar visibilidade a questões globais relacionadas ao meio ambiente.

Para o curador "a exposição é um convite a não limitar-nos à forma tradicional de observação de uma obra tridimensional, percebidas pelos sentidos da visão e do tato. Ela abre possibilidade de irmos além, percebendo e vivenciando cada escultura também pelo sentido da audição, a partir da sonoridade que cada uma delas é capaz de gerar. "


Foto: Emerson Silva

Sobre o artista


Rafael Naufel tem 35 anos e é formado em Produção Audiovisual (Cinema e Televisão) pela Unitri - Centro Universitário do Triângulo. Há 18 anos integra o grupo de teatro de bonecos "Faz de Conta", onde desenvolveu a paixão pela criação e fabricação de objetos. Desde 2001, realiza experimentações com a reconstrução de instrumentos musicais a partir de materiais vindos do lixo. Expos trabalhos, de 2013 a 2020, em espaços culturais de Uberlândia como Galeria Ponto Azul, Casa da Cultura e Teatro do Mercado Municipal. Atualmente mora em Palmas, TO, local onde o artista desenvolve seu trabalho.


Serviço:

Exposição Esculturas Sonoras de Rafael Naufel


Local:

Centro Cultural do Banco da Amazônia - Belém (Pará)

Av. Pres. Vargas, 800 - Campina, Belém - PA, 66010-000


Data e hora:

08 a 23 de novembro de 2022 - de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h


Informações:

Instagram : @rafael.naufel


31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page