Centro de Artes do Campus Palmas do IFTO realiza exposição de gravuras



A exposição Intercâmbio em Gravuras é o resultado de edital Intercâmbio, troca e exposição de gravuras coordenado pelo Prof. Pablo Marquinho e financiado pelo programa Bolsa Cultura 2021- IFTO. Para compor a exposição foram selecionados 13 artistas gravadores residentes de diversas regiões do Brasil. A exposição apresenta uma pluralidades de técnicas de gravuras: xilogravura, linoleogravura, serigrafia, calcogravura e técnicas mistas. Além da diversidade de técnicas a exposição possui como característica a diversidade de temas abordados pelos artistas. Além da exposição o projeto prevê a troca de gravuras entre os artistas participantes e mais a doação de uma cópia de cada participante para o acervo institucional do IFTO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

O projeto intercâmbio em gravuras proporcionou a circulação das gravuras dos artistas: Cláudio Montanari, Dan Moraes, Daniella Gonçalves Caixeta, Jan M.O., Julian Campos, Leandro Serpa, Margarita Gallo, Maria Adelina Costa, Marina Boaventura, Sebá Neto, Vone Petson e Yolanda Carvalho, Yuri Campagnaro e o resultado do projeto pode ser conferido na exposição de virtual em galeria 3D, permitindo aos visitantes apreciarem todos os trabalhos um passeio autônomo pelo espaço de exposição.


Foto: Yolanda Carvalho

Gravura é imagem reproduzida por meio de uma técnica de impressão, originada de uma matriz artesanal. O uso da mesma matriz permite que sejam produzidas diversas obras idênticas, o que torna a gravura uma arte dita múltipla. Para dar um caráter único e original para cada obra, o artista costuma assinar todas e numerá-las, informando também o total de obras reproduzidas na série. Como exemplo, podemos usar uma obra numerada 1/20. Neste caso, ela é a número um de um total de 20 gravuras.

Existem ainda outras formas de marcação da tiragem como por exemplo:

PA- Prova de Artista. Trata-se da prova definitiva,

conclusiva da imagem gravada.

PI- Prova do impressor. Trata-se de uma prova que orienta a edição e pertence ao impressor.

HC- Prova Hors Commerce. Trata-se de provas que não são comerciáveis.


A matriz pode ser feita de diferentes materiais, e as gravuras são classificadas de acordo com o material do qual foi confeccionada a matriz, por exemplo: xilogravura - do grego xylon = madeira + graphein = escrever.


A exposição poderá ser conferida a partir do dia 04 de junho ás 20h com transmissão de uma live pelo Youtube, na ocasião haverá um bate-papo com os artistas da exposição. A exposição é realizada pelo Centro de Artes do Campus Palmas do IFTO em parceria com a Associação Viva Música, com apoio do Programa Bolsa Cultura, ofertado pela Pró-reitoria de extensão do IFTO.


Serviço:

Exposição de Troca e Intercâmbio de Gravuras


Abertura:

10 de junho às 20h - horário de Brasília


Live:

Canal do Youtube do IFTO


Conheça a exposição:

Exposição On Line de Troca e Intercâmbio de Gravuras


Informações:

e-mail: pablopessoa@ifto.edu.br

Fone: +55 (63) 98452 9707

Siga a Casa Visual Galeria
  • Instagram Social Icon
  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Pinterest - White Circle

Contato e Whatsapp (63) 9 9201 3970  Email galeriacasavisual@gmail.com

© 2021 by Vone Petson. Proudly created with Wix.com