top of page

Últimos dias para apreciar a exposição "EUETIMIRITI" de Francelino Mesquita.

Atualizado: 15 de abr. de 2020


Exposta no Centro de Atividades do Sesc, na Quadra 502 Norte em Palmas a exposição "EUETIMIRITI" do paraense Francelino Mesquita tem encantado crianças e adultos. Vale a pena conferir de perto esse trabalho que mistura leveza e movimento.

Francelino Mesquita, natural de Belém-PA, vem ao longo de mais de 20 anos desenvolvendo seu trabalho artístico a partir do buriti ou miriti (Mauritia flexuosa) - palmeira que cresce frondosa às margens dos igarapés e é bastante comum na região norte do país. Seus frutos são comestíveis, as folhas e a haste que sustentam essas são muito utilizadas para a confecção de artesanatos e também na construção de casas tradicionais.

É a partir destas hastes da palmeira de miriti que Francelino constrói suas esculturas. Sua referência estética e técnica advém do artesanato tradicional paraense, conhecido como “brinquedos de miriti, considerado como significativo componente do universo da visualidade popular da região paraense”. Esses brinquedos tradicionais são produzidos e servem como fonte de principal de renda para as comunidades dos municípios paraenses de Abaetetuba, Igarapé Mirí, Moju, Acará e Barcarena.

Em formato de móbiles, as obras de Francelino possuem leveza e fluidez com um design bastante inovador. As esculturas suspensas se comportam como fractais que expandem suas formas pelo espaço expositivo, a partir da projeção de suas sombras, apresentando ainda uma aproximação estética com a “arte cinética” ou “cinetismo” - movimento artístico moderno das artes plásticas, surgido em Paris na década de 50.

Como o próprio nome indica, determina uma arte vibrante e dinâmica tendo como principal característica o movimento. Representam, portanto, a vocação do homem em desafiar a gravidade e se estabelecem entre os opostos: o movimento e a inércia. Em outras palavras, “EUETIMIRITI” resgata o lúdico, suscita o sorriso e a alegria nos remetendo a diversas fases da nossa vida. São poesia feitas de matéria.

A exposição poderá ser vista até o dia 06 de setembro. O Sesc também oferece visitas mediadas para grupos organizados ou escolas. Os agendamentos são feitos através do e-mail: artesplasticas@sescto.com.br.

Local: Galeria Sesc de Artes - Centro de Atividades do Sesc

502 Norte, Avenida Lo 16, Conjunto 02, Lotes 21 ao 26, Palmas - Tocantins

De segunda a Sexta-feira das 08h às 21h.

172 visualizações0 comentário
bottom of page