Prorrogada a exposição "Ex Libris: Marca de uma identidade"

Atualizado: 15 de abr. de 2020


Foto:  Almiceia Larissa Diniz

Com grande sucesso de público, a exposição internacional "Ex Libris: Marca de uma identidade", de curadoria do mestre gravador André de Miranda, é prorrogada até o dia 30 de novembro.

Aberta no dia 02 de outubro na Galeria Sesc de Artes, a exposição "Ex Libris: Marca de uma identidade" reúne uma coleção de 136 gravuras realizadas em diversas técnicas: calcogravura, xilogravura, linoleogravura, xilogravura de topo, gravura em relevo em PVC, gravura em metal e litografia. É uma excelente oportunidade para o público mergulhar no universo da gravura através do ex libris e conhecer o traço de 85 artistas nacionais e estrangeiros.

Afinal o que é um ex libris?

Ex libris é o nome dado para o rótulo – pequena gravura - que é colado no livro, indicando a sua propriedade. Etimologicamente, esta expressão se originou a partir do latim ex libris meis, que significa “dos livros de” ou “faz parte de meus livros”. Por meio do ex-libris é que os bibliófilos, ou os leitores que prezam os seus livros e se orgulham da sua biblioteca, costumam personalizar cada um dos seus volumes. A expressão — às vezes também se usava ex dono ou ex biblioteca — inscrita no corpo da obra seguida do nome do proprietário, indicava a sua proveniência. Com o tempo, foi se universalizando e sendo incorporada a diversas línguas, já com o hífen, substantivada e denominando a própria etiqueta — mesmo que os ingleses também a chamem de bookplate, os alemães, buchzeichen ou os holandeses, boekmerken.

Confira AQUI o catálogo da exposição com informações sobre as obras e os artistas.

#exlibris #gravura #exposiçãodearte #sescnotocantins #exposiçãodeartenotocantins #palmas #tocantins

95 visualizações0 comentário