Xilogravura Negra

Atualizado: Abr 15


Encerrou hoje na Galeria Sesc de Artes a exposição "Xilogravura Negra" com uma boa participação do público palmense tendo um total de 2.975 visitantes. A exposição oportunizou ao público a experiência de conhecer o primoroso trabalho de gravação do artista Carlos Henrique e conhecer um pouco mais sobre o universo da xilogravura. O Sesc ofertou visitas orientadas para grupos organizados e ministrou oficinas de isogravura para crianças.

Em sua primeira exposição individual o artista Carlos Henrique, natural de Araguaína e atualmente morador de Palmas, apresenta ao público a arte milenar da xilogravura. O público poderá observar o talento e a precisão técnica do artista na elaboração de suas gravuras, processo iniciado em 2015.

Com influências dos artistas Ramon Rodrigues e Samuel Casal, “Xilogravura Negra” se apresenta de forma diversificada tendo com elementos de criação uma imbricada combinação de narrativas, em sua maioria de origem político/religiosa. Produzidas em preto e branco as imagens trazem tanto no traço quanto na narrativa uma nostalgia do passado da Europa pós-reforma protestante.

A xilografia é a forma mais antiga de impressão que utiliza uma matriz em alto relevo em madeira que recebe a tinta, a partir do qual se transfere a imagem para outra superfície. Nesse processo, a imagem é gravada na madeira produzindo o alto relevo através de goivas, formões e pontas cortantes. Depois disso, a matriz recebe a tinta e vai para a prensa com o papel. A impressão também pode ser realizada com as costas de uma colher de pau. A xilografia foi um método de impressão amplamente utilizado ao longo de toda história. Grandes nomes da Arte serviram-se de seus recursos e até hoje temos muitos artistas, como Carlos Henrique, por exemplo, que utiliza essa técnica para produzir sua arte.

A gravura, de modo geral, pode ser definida como um múltiplo de uma obra de arte reproduzido a partir de uma matriz. Essa reprodução é numerada e assinada pelo artista compondo, dessa forma, uma edição limitada. Nesse sentido, cada imagem impressa – a gravura – é única em si, independentemente de suas cópias, é uma obra original. Existem diversas técnicas de gravação as mais utilizadas são: a gravura em Metal, a Litografia, a Xilografia, o Linóleo e a Serigrafia.


0 visualização
Siga a Casa Visual Galeria
  • Instagram Social Icon
  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Pinterest - White Circle

Contato e Whatsapp (63) 99983 1696  Email galeriacasavisual@gmail.com

© 2015 by Vone Petson. Proudly created with Wix.com