Exposição O Tecido da Vida

Artista: Vone Petson

Curador: Vone Petson

A exposição  “O Tecido da Vida” do artista visual e curador tocantinense Vone Petson traz um embate do conceito do Tempo em suas múltiplas facetas. Na construção iconográfica e poética da exposição, o artista se propõe a pensar o tempo como um tecido que, em primeiro lugar, se constrói de forma linear, onde os acontecimentos vão se desenrolando em uma sucessão contínua de eventos irrepetíveis e irreversíveis. Sendo uma linha, o tempo linear é finito. 

O artista busca também trabalhar uma abordagem cíclica, como uma sucessão repetida e constante de eventos dentro de um ciclo, com começo, meio e fim que se repete, possibilitando sempre um novo começo. Sobrepondo a essa abordagem, ele trabalha com o tempo enquanto destino, representado pelas imagens dos dez arcanos maiores. A iconografia dos arcanos foi retirada do tarot de Marselha, de Jacques Viéville (um dos mais antigos e dos quais se originaram a maioria da iconografia das cartas dos tarô). Essas imagens são bordadas sobre fotografias de acontecimentos díspares, mas que apresentam, de se certo modo, um elo.  Costurados como uma forma simbólica do tempo enquanto destino pré-determinado, ou mesmo como arquétipos da humanidade. 

O conceito de tempo trazido por Vone Petson para a exposição “O Tecido da Vida” é a do tempo como grande experiência arquetípica da humanidade, que elude as tentativas de dar-lhe uma explicação subjetiva plenamente racional. Não é estranho que a princípio ele, o tempo, seja considerado uma divindade em algumas culturas, inclusive, tido como manifestação da divindade suprema da qual a vida flui como um rio. Somente a partir da física ocidental moderna é que o tempo se transformou numa parte do marco matemático. Esse marco é que utilizamos de forma consciente para descrever os fenômenos físicos, ou ainda, conceber o tempo como "o meio de tornar real aquilo que é potencial".

Realização
WhatsApp Image 2019-07-11 at 14.33_edite
Exposição

06 de agosto a 04 de setembro de 2019

09h às 20h

Local

Corredor Cultural - Bloco da Reitoria

Universidade Federal do Tocantins

Quadra 109 Norte, Avenida NS15, ALCNO-14 - Plano Diretor Norte, Palmas - TO

06 de agosto a 04 de setembro de 2019

09h às 20h

Local

Corredor Cultural - Biblioteca do Câmpus de Arraias - 'Professor Claudemiro de Godoy do Nascimento'

Universidade Federal do Tocantins

Avenida Juraildes de Sena Abreu, s/nº -  Bairro Buritizinho -  Arraias -TO

Siga a Casa Visual Galeria
  • Instagram Social Icon
  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Pinterest - White Circle

Contato e Whatsapp (63) 99983 1696  Email galeriacasavisual@gmail.com

© 2015 by Vone Petson. Proudly created with Wix.com