Galeria Municipal abre a Exposição de arte ‘Reconstruções/Reverso’ de Ronaldo Cordeiro


Foto: mamedkarin Obra: Hellen Artista: Ronaldo Cordeiro

A exposição ‘Reconstruções/Reverso’, do artista visual Ronaldo Cordeiro, aberta nesta quarta-feira, 03, na Galeria de Artes Municipal de Palmas, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, com obras criadas a a partir de processos artísticos digitais e tradicionais. A exposição é composta por 21 obras tendo como suporte o papel e um vídeo.


‘Reconstruções/Reverso’ reúne duas séries de períodos distintos da carreira de Cordeiro. ‘Reconstruções’ é uma série criada em 2018, que utiliza como técnica e processos digital. Nelas o artista recria a sua vivência como designer e as obras são uma somatória de vários elementos gráfico. Como afirma o artista: “Em ‘Reconstruções’ eu queria que o trabalho do designer gráfico, que é um trabalho considerado mais de artífice do que de artista pudesse aparecer como arte também. São criações do meu dia a dia que trago para o processo que começou analógico, pois vejo que o artista brasileiro pouco utiliza as ferramentas digitais”. Ainda sobre a série “Reconstruções” o artista fala sobre o seu processo de criação: “Busco construir imagens usando fragmentos de imagens que crio e outras imagens que encontro, que processo, altero e ressignifico em meio digital. Procuro aproximar meu trabalho artístico da minha formação em arte e design, por isso escolhi o processo digital, fotográfico e o vídeo para apresentar minhas obras, sua relação com a máquina, com a ruptura, proximidade gráfica e usar o papel como suporte”.

Obra: Animais Artista: Ronaldo Cordeiro

Já em ‘Reverso’, com obras criadas durante a pandemia, Cordeiro faz o caminho contrário e apresenta obras em técnicas mais tradicionais das artes plásticas, como o giz pastel e a aquarela sobre papel. “Essas obras foram criadas em 2020 quando, em razão da pandemia, tive que trabalhar em casa e esse lugar virou o meu local de trabalho, assim senti a necessidade de fazer o caminho de volta, desligar do computador e voltar para os processos iniciais de criação. Fiz o caminho reverso das obras do período até 2018 e apresento trabalhos pensados e finalizados com técnicas tradicionais como desenho, aquarela e giz pastel. Os temas são principalmente animais e figura humana” conta o artista.


Serviço:

Exposição de arte ‘Reconstruções/Reverso’ de Ronaldo Cordeiro


Local:

Galeria de Artes Municipal de Palmas, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho localizado na Área Verde 302 Sul, Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n - Plano Diretor Sul, Palmas - TO, 77016-524


Horário de visitação:

Das 08h às 19h


Período de Visitação:

03 de fevereiro a 15 de março de 2021


Sobre o artista


Ronaldo Cordeiro, natural de Goiás vive e trabalha em Palmas – TO

É formado em Artes Visuais - Design Gráfico, pela Universidade Federal de Goiás, onde tomou conhecimento das técnicas acadêmicas de arte. Foi professor de Arte em Goiânia selecionando em escolas da rede pública e privada de ensino entre 2002 e 2008, ao mesmo tempo em que atuou como designer gráfico. Desde 2009 atuando como designer no Tribunal de Contas do Tocantins e também como professor de Web Design para o Pronatec, no IFTO de Paraíso (TO).

Reconstruções/Reverso é a terceira exposição do artista, que estreou na faculdade de Artes Visuais da UFG. No Tocantins, a primeira exposição do artista foi realizada em 2018 na Galeria Sesc de Arte do Centro de Atividades de Palmas.


Informações:

Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

Telefone: (63) 3212-7300


56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Siga a Casa Visual Galeria
  • Instagram Social Icon
  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Pinterest - White Circle

Contato e Whatsapp (63) 9 9201 3970  Email galeriacasavisual@gmail.com

© 2015 by Vone Petson. Proudly created with Wix.com