Edital 1º Salão "Artes para adiar o fim do mundo"

Capítulo I - Do objeto


Art.1.

O 1° Salão "Artes para adiar o fim do mundo" promovido pela Casa Visual Galeria tem como objetivo promover, incentivar e divulgar a produção de expressões artísticas relacionadas às categorias de pintura, desenho, gravura, arte digital, fotografia, colagem, mixed media, performance, videoarte e GIFs, de artistas brasileiros e estrangeiros e que possam ser exibidos de forma virtual.

Art.2.

Devido a disseminação do novo coronavirus (COVID-19) e de sua natureza contagiosa, a recomendação é que fiquemos em regime de quarentena. Nesse sentido, a convocatória da Casa Visual Galeria busca promover a arte, integrar artistas, produzir um evento onde as pessoas possam apreciar uma mostra de arte sem saírem de casa e dar continuidade ao circuito das artes visuais no estado do Tocantins.

Art.3.

Todo o processo de inscrição, seleção e realização da exposição se dará de modo virtual. Resguardando dessa maneira o cuidado com a saúde de todos os envolvidos e possibilitando a democratização do acesso à cultura.

21 a 28 de abril de 2020

Divulgação selecionados

30 de abril de 2020

Abertura da exposição

05 de maio de 2020

Período do Salão

05 de maio a 30 de setembro de 2020

Lançamento do catálogo

20 de maio de 2020

28 de março a 20 de abril de 2020

Inscrições
Seleção dos trabalhos 

Capítulo II - Da participação

 

Art.4.

Podem participar do 1º Salão "Artes para adiar o fim do mundo" artistas brasileiros e estrangeiros.

Art.5.

A Comissão Organizadora do Salão, a qualquer tempo, pode entrar em contato com os artistas para sanar dúvidas, caso ocorram.

Capítulo III - Das inscrições

Art.6.

O período de inscrições terá início em 28 de março e se estenderá até às 23h59min do dia 20 de abril de 2020.

Parágrafo 1.

Não é cobrada taxa de inscrição.
Parágrafo 2.

Para concorrer, o candidato deve encaminhar e-mail ao endereço galeriacasavisual@gmail.com com as informações: ASSUNTO: a palavra INSCRIÇÃO seguida do NOME ARTÍSTICO do candidato.

 

CORPO DO E-MAIL: nome completo, cidade de origem, categoria que pertence a(s) obras(s), links de páginas e/ou redes sociais do artista para fins de divulgação.

 

FICHA TÉCNICA DA OBRA: Para cada trabalho encaminhado, deverá ser enviada uma ficha técnica com os seguintes dados:
Título:
Série (se houver):
Ano:
Técnica (ex. desenho, arte digital, fotografia, pintura, objeto, escultura, etc.):
Dimensão do trabalho (altura x largura): E se tratando de audiovisual deverá ser informado o tempo no lugar da dimensão.
Dimensão com a moldura (se houver, altura x largura):
Descrição (mencionar os materiais utilizados na execução do trabalho e o suporte, ex. pastel seco e lápis de cor aquarelado sobre papel canson):
Tiragem (se houver, indicar a quantidade de exemplares):
.

ANEXO(S): os arquivos contendo as imagens das obras, nomeados a partir da titulação da mesma e em boa resolução gráfica. Se tratando de vídeo ele deverá estar disponível na plataforma do Youtube e somente o link deverá ser enviado para analise da curadoria. 

Parágrafo 3.

Anexar uma minibiografia com no máximo 05 linhas.


Art.7.

A inscrição neste processo de seleção implica, desde logo, no conhecimento e aceitação, pelo candidato, das regras e condições estabelecidas nesta convocatória.

Art.8.

Após o encerramento das inscrições será publicado a relação dos inscritos.

Art.9.

Cada artista tem direito a inscrever até 1 (um) trabalho em uma das categorias mencionadas no  Art.1.

Parágrafo 1.

As obras apresentadas deverão ter como classificação livre. 
Parágrafo 2.

Os trabalhos dípticos, trípticos e polípticos são considerados trabalhos únicos.
Parágrafo 3.

As obras inscritas deverão ser recentes, não podendo ser anteriores ao ano de 2019.
Parágrafo 4.

Em audiovisual, nas categorias performance, videoarte e GIFs, o arquivo deverá estar anexado na plataforma do Youtube e o link enviado para apreciação do(a) jurado(a) responsável pelas categorias. Os vídeos não deverão ultrapassar 7 minutos. 

Capítulo IV - Da Seleção

Art. 10.

A curadoria das obras será feita pelo curador Vone Petson.

Parágrafo 1. Serão selecionadas 50 obras, sendo 1 obra por artista.
Parágrafo 2. A lista dos selecionados será divulgada no dia 30 de abril de 2020, mediante publicação no site: www.casavisualgaleria.com
Parágrafo 3. Os artistas selecionados serão formalmente comunicados com as devidas instruções por e-mail.

Parágrafo 4. A decisão do júri é irrecorrível.

Capítulo V – Do direito de Uso de Imagem

Art. 11.

Ao se inscrever o participante declara estar ciente da Cessão de Direitos e Obrigações, que se regerá pelas cláusulas seguintes.
Com base no disposto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, CEDE, em caráter irrevogável e irretratável, direito de exibição/exposição da obra, a ser apresentada no site www.casavisualgaleria.com.

 

Art.12.

Os artistas cujas obras forem selecionadas estarão cedendo por tempo determinado e para fim específico, sem ônus e sem necessidade de autorização prévia, o direito de uso da imagem da(s) obra(s) e do(s) autor(es), para fins não comerciais em qualquer território do mundo.

Parágrafo 1. As obras ou suas imagens poderão ser utilizadas para exposição ao público por intermédio das mídias, na rede mundial de computadores;

Parágrafo 2. O artista/CEDENTE declara a inexistência de plágio das obras e/ou projetos descrito, bem como garante ter a autorização de terceiros que porventura tenham direitos conexos sobre a produção artística, se responsabilizando, inclusive, por eventuais reivindicações quanto ao uso não autorizado, indenizando os detentores desses direitos quando for o caso.

Parágrafo 3. O artista/CEDENTE concede ainda a CESSIONÁRIA, sem qualquer ônus, o direito de uso de seu nome, imagem, voz e da matéria inscrita, para fins de divulgação e veiculação.
A presente transferência de direitos é a título gratuito, o artista/CEDENTE renuncia a qualquer compensação ou indenização pecuniária ou qualquer outra possível, oriunda da(s) matéria(s) objeto deste termo, aplicando-se aos sucessores e/ou herdeiros.

Capítulo VII – Das disposições finais

 

Art.13.

Este Salão de Arte não terá caráter competitivo e para este primeiro evento não haverá premiação em dinheiro.

Parágrafo 1. Todos os selecionados receberão certificados.

Parágrafo 2. Será confeccionado catálogo virtual do Salão, que poderá ser baixado a qualquer tempo.

Art.14.

Competirá à curadoria dirimir eventuais dúvidas de interpretação do presente edital.

Art.15.

Casos resultantes de denúncias de cópias, plágios ou falsidades ideológicas somente serão acatados por decisão judicial.

Siga a Casa Visual Galeria
  • Instagram Social Icon
  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Pinterest - White Circle

Contato e Whatsapp (63) 99983 1696  Email galeriacasavisual@gmail.com

© 2015 by Vone Petson. Proudly created with Wix.com